Bem-vindos!

Bem-vindos!

domingo, 15 de maio de 2011

TIPOS E MODELOS DE BOLSAS COLETORAS

Posted at  07:48:00  |  in  Produtos

As bolsas coletoras podem ser encontradas em diversos tipos e modelos, de acordo com as diferentes necessidades (colostomia, ileostomia e urostomia) e dimensões dos estomas dos ostomizados.


Quando for colostomia ou ileostomia, o ostomizado usará bolsa intestinal para coletar as fezes; e quando for urostomia, utilizará bolsa urinária, para coletar a urina.

                             bolsa de colostomia                          bolsa de urostomia

Em relação à forma de descartar os dejetos, as bolsas coletoras podem ser:

 - drenáveis: são aquelas que possuem uma abertura na extremidade inferior por onde são esvaziadas periodicamente. Elas costumam ter maior durabilidade e têm como vantagem a redução das lesões na pele do abdômen, uma vez que a bolsa será trocada menos vezes.

Bolsa de colostomia drenável                   Bolsa de urostomia drenável


- não drenáveis: são bolsas fechadas, e por isso não podem ser esvaziadas. Elas sempre devem ser trocadas quando estiverem com 1/3 de sua capacidade preenchida ou quando for necessário. Como esse tipo de bolsa é trocada com mais freqüência, o constante descolamento pode causar lesões na pele, em volta do estoma.

Bolsa não drenável

Em relação ao conjunto, as bolsas coletoras podem ser:

- de uma peça: quando a placa e a bolsa coletora estão dispostas em uma só peça. Elas costumam ter um preço mais acessível do que as de duas peças e em média duram cerca de 3 dias.

Bolsa peça única

- de duas peças: quando a placa e a bolsa coletora estão dispostas em peças separadas. Nesse modelo, fixa-se a placa no abdômen e depois se encaixa o coletor plástico. Essa disposição facilita as lavagens internas da bolsa, que podem ser feitas desencaixando o coletor plástico da placa. Geralmente, esses modelos são mais caros e duram um pouco mais do que os demais.

Bolsa                               Placa



 Em relação à transparência, as bolsas podem ser:

transparente: quando é possível ver o conteúdo da bolsa coletora;

opaca: quando não é possível ver o conteúdo da bolsa coletora.


Bolsa opaca e bolsa transparente

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top